Laboratório de História, Espiritualidade e Religiosidade – LHER
O Laboratório de História, Espiritualidade e Religiosidade – LHER – tem por objetivo pesquisar, analisar e compreender o impacto do fenômeno da Espiritualidade e da Religiosidade a partir de uma abordagem centrada nas Ciências Humanas, sobretudo na História.
O LHER pretende analisar a Espiritualidade e a Religiosidade nas suas diversas formas (práticas religiosas, misticismo, esoterismo e sociedades secretas). Nas diversas temporalidades (da Antiguidade à Contemporaneidade) e tomando por base diversas áreas de pesquisa (Cultura, Sociedade, Relações de Poder, comportamento, e subjetividade).
Docente Responsável: Julio Cesar Mendonça Gralha
————————————————————————————————————————————-
Laboratório de História do Poder e das Ideologias – LAHISPI
O Laboratório de História do Poder e das Ideologias – LAHISPI – sucedâneo do Grupo de Pesquisa Sobre História Militar, Poder e Ideologias (GPHISMPI), é vinculado ao Departamento de História de Campos, da Universidade Federal Fluminense – CHT/UFF – e foi criado para congregar pesquisadores e estudantes que se interessam por pesquisas nas áreas de História do Poder, História Política e História das Ideologias com concentração em História Militar; História das Forças Armadas; História das Doutrinas Militares e da Formação dos Militares; História das Intervenções dos Militares na Política; História das Guerras; História das Ditaduras Militares e dos Processos de Democratização; Educação, Reprodução e Formação Ideológica. Segue uma linha de trabalho não hegemônica nas Universidades. Na contracorrente da “pós-modernidade” o LAHISPI faz do Materialismo Histórico a matriz teórico-metodológica que orienta suas pesquisas, optando por, ao contrário da prática comum no “campo acadêmico”, não escamotear sua orientação teórica materialista e sua opção pelo método dialético de investigação, análise e escrita. O LAHISPI trabalha com temas de abrangência nacional, mas tem especial interesse pela História Regional com o fito de produzir pesquisas e material historiográfico que contribuam para enriquecer e aprimorar os conhecimentos sobre a História do Brasil, buscando escapar às generalizações que, via de regra, ocultam a complexidade do processo histórico nacional. Seus integrantes, conscientes do caráter sempre coletivo do trabalho, inclusive do trabalho acadêmico, convidam pesquisadores e estudantes que compartilham dos mesmos interesses e do mesmo referencial teórico-metodológico para estabelecer parcerias, contatos e, quiçá, trabalhos conjuntos. O LAHISPI apoiou a criação do GT de História Militar da ANPUH-RJ e se integra a essa iniciativa; está cadastrado na PROPPI/UFF, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e se interessa em colaborar para a criação de redes de pesquisadores nas áreas de História do Poder, História das Ideologias e Estudos Militares em parceria inclusive com pesquisadores, núcleos e laboratórios de outras matrizes teóricas, na perspectiva do debate e da pluralidade de ideias.
Docente Responsável: Luiz Claudio Duarte
————————————————————————————————————————————-
Laboratório de Pesquisa e Documentação – LAPEDHE
O Laboratório de Pesquisa e Documentação em História Econômica e Social está cadastrado no CNPq e vinculado ao Departamento de História da UFF sediado no Campus Universitário de Campos dos Goytacazes. O Grupo agrega pesquisadores e estudantes que se propõem à preservação e ao trato com as fontes primárias e o desenvolvimento de pesquisas sobre temas econômicos e sociais com recorte cronológico entre os séculos XVIII ao XX. Nesse aspecto, o LAPEDHE constitui-se de duas linhas de pesquisa: “Hierarquias e Mobilidade Social no Brasil Escravista” e “História Econômica e Espacial em Perspectiva Comparada
Docente Responsável: Carlos Eduardo Valencia Villa e Márcio de Sousa Soares
Núcleo de Estudos em História Medieval, Antiga e Arqueologia Transdisciplinar – NEHMAAT
A criação do Núcleo de Estudos em História Medieval, Antiga e Arqueologia Transdisciplinar (NEHMAAT) visa desenvolver estudos nas áreas citadas estabelecendo uma relação com mundo moderno e contemporâneo quando possível tendo por base as práticas culturais, sociais e as relações de poder. A arquitetura, os símbolos, os rituais, o cotidiano, a iconografia, a política, a urbanização e as práticas religiosas são privilegiadas.
Temas de estudo: modernidade, cultura, arte e política no mundo contemporâneo
Objetos: relação entre arte e modernidade no mundo contemporâneo, movimentos autoritários e fascistas, revoluções e contrarrevoluções no mundo contemporâneo.
Objetivos: proporcionar uma maior compreensão do mundo moderno, em suas diversas facetas, bem como as inter-relações entre elas, englobando os aspectos culturais, políticos, econômicos e sociais.
Atividades já desenvolvidas: três projetos de extensão, na forma de cursos de extensão: arte e modernidade (2012), fascismo e revolução no século xx (2013) e revoluções e utopias no século xx (2014); a pesquisa a modernidade e suas representações nas artes ; e o grupo de estudo Oriente Médio. Dos Antigos Povos da Mesopotâmia à Geopolítica do Século XX.
Atividade atual: Pesquisa sobre Extrema-Direita, Autoritarismo e Neofascismo no Brasil Contemporâneo.
————————————————————————————————————————————-
Relações Étnico Raciais e Religiões Afro Brasileiras – REAFRO
O projeto do REAFRO tem como proposta inserir os discentes do CHT – UFF Campos dos Goytacazes em pesquisas que verticalizem os estudos sobre as conexões entre religiões afro-brasileiras e relações étnico-raciais pelo prisma da ciência da religião. Para tanto, busca-se analisar a temática em tela através de metodologias interdisciplinares, que produzam efeito de aprendizado entre seus membros tanto no âmbito da licenciatura quanto da pesquisa.
Docente Responsável: Rodrigo Castro Rezende e Érika Arantes Bastos
Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento – GPETED
COLOCAR SOBRE ESSE GRUPO
Docente Responsável:
————————————————————————————————————————————-
Cultura Letrada, Historiograma e memória em Fins do Séc. XIX
Este projeto visa compreender a produção intelectual de fins do Oitocentos no Brasil, sobretudo tendo como foco o impacto da Guerra do Paraguai (1864-1870) e da Proclamação da República (1889) entre os homens de letras. A análise centrar-se-á em escritos jornalísticos, políticos, literários, historiográficos e memorialísticos de autores como o Visconde de Taunay (1843-1899), Manoel Duarte Moreira de Azevedo (1832-1903) e Tristão de Alencar Araripe (1821-1908), cuja produção foi de grande monta durante o período indicado. Intentar-se-á analisar as distintas perspectivas de história e de Estado brasileiro que se afiguravam com o impacto daqueles turbulentos eventos.
Docente Responsável: Isadora Tavares Maleval
————————————————————————————————————————————-
Grupo de Pesquisa Justiças e Impérios Ibéricos de Antigo Regime – JIIAR
Resumo: A proposta de se compor um grupo de pesquisa para o estudo das justiças nos impérios ibéricos de Antigo Regime (séculos XVI-XIX) tomou forma durante a organização do Colóquio Internacional Justiças, Governo e Bem Comum na administração dos Impérios Ibéricos de Antigo Regime (séculos XV-XVIII) que ocorreu na UFMG em março de 2014 e contou com financiamento capes. O GP também realiza reuniões mensais para discussão bibliográfica com alunos de graduação filiados. As reuniões acontecem no Laboratório do GP, sediado na UFF de campos dos Goytacazes.