Curso de História de Campos dos Goytacazes

Docentes

Carlos Eduardo Valencia Villa

Professor de História de América e pesquisador Cnpq. Foi professor visitante na Universidade da República do Uruguai, pesquisador convidado da Universidade da Virgínia e da Sociedade Histórica da Virgínia nos Estados Unidos. Foi professor da Universidade do Rosário (Bogotá) e da Universidade Nacional (Bogotá). Entre seus livros: Ao Longo Daquelas Ruas.  A Economia dos Negros Livres em Richmond e Rio de Janeiro, 1840-1860 (Paco, 2016) e La Producción de laLibertad. Economía de los esclavos manumitidos en Río de Janeiro a mediados del siglo XIX; (Icanh, 2011).

Áreas de atuação: História Econômica; História Quantitativa; SIG em História; História Digital; História de América Colonial.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208912J0

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Claudia Cristina Azeredo Atallah

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Adjunta do Departamento de História do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da mesma universidade (UFF/CHT). Concluiu seu Pós-Doutoramento em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com financiamento CNPq. É autora do livro Da justiça em nome d?El Rey: Justiça, ouvidores e Inconfidência no centro sul da América Portuguesa, que contou com financiamento FAPERJ  e líder do Grupo de Pesquisa Justiças e Impérios Ibéricos de Antigo Regime – JIIAR, que reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros afinados com o tema da administração da justiça durante o Antigo Regime.

Áreas de atuação: História do Brasil Colonial; Impérios Ultramarinos de Antigo Regime; Ensino de História; História Regional do Norte Fluminense (período colonial).

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2918940954094400

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Débora El-Jaick Andrade

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. É Professora Adjunta da área de Teoria e Metodologia da História na Universidade Federal Fluminense -RJ (UFF), desde 2010. Tem experiência na área de História Contemporânea e Brasil Império, com ênfase em Teoria da História, Metodologia e Historiografia. É coordenadora do Laboratório de História Política e Cultura (UFF) e membro do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (UFRRJ). Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em História Comparada (UFRJ).

Áreas de atuação: Intelectuais, imprensa,história da leitura,literatura, teoria da história, historiografia e Romantismo, Pensamento social do século XIX, manifestações culturais e artísticas, comunicação e cultura de massa.

Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710624H9

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Érika Bastos Arantes

Graduada em História pela UFF, com mestrado em História Social pela Unicamp, doutorado em História Social pela UFF e pós-doutorado em Educação pela UERJ. Atua na área de ensino de História e promove pesquisas sobre relações étnico-raciais, religiões afro-brasileiras e a implementação da lei 10.639/03 no ensino de história.

Área de atuação: Ensino de História; Educação e Relações étnico-raciais; História da África e da cultura afro-brasileira.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760712J4

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Fabrina Magalhães Pinto

Áreas de atuação:

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761110U5

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Isadora Tavares Maleval

Doutora em História (2015) pelo Programa de Pós-Graduaçãoem História Política da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, onde também obteve o título de Mestre (2010). Cumpriu estágio doutoral na Université Paris-Sorbonne (2014) e pós-doutoral no Departamento de História da UERJ, através de financiamento CAPES/FAPERJ (2015-2016). Atualmente é professora adjunta da área de Teoria e Metodologia.

Áreas de atuação: História da historiografia; História do Livro e da Leitura; História do “Longo século XIX”; Memória e identidade; História do Brasil Império.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4269342E5

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Júlio César Mendonça Gralha

Prof. Dr em História Antiga e Medieval. Doutor pela UNICAMP em História Cultural e Mestre pela UFF História Social. Editor da Revista Mundo Antigo, coord. do NEHMAAT e do LHER. Atua nas áreas de Egiptologia, Mitologia, Relações de Poder, Usos do Passado, Representações, Cultura e Sociedade.

Graduada em Ciências Sociais (UFRJ) e História (UFF). Mestre e Doutoraem História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Dedica-se ao estudo do Pensamento autoritário. Professora adjunta da área de História do Brasil Republicano.

Áreas de atuação: História do Pensamento Ocidental sob a perspectiva semítico-cristã; História do Movimento Integralista brasileiro; História dos Fascismos; História do Brasil e do Pensamento Social e Político Brasileiro; História do Pensamento Cristão e das Instituições Religiosas Cristãs; História Intelectual; História Oral.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772593P5

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Leonardo Soares dos Santos

Graduado (2003) em História pela Universidade Federal Fluminense, onde realizou também meu mestrado (2005) e doutorado (2009) em História Social. Suas pesquisas versam basicamente sobre as relações entre o espaço rural e urbano e suas implicações em termos de políticas públicas e configuração de grupos sociais. Atualmente trabalha como professor e pesquisador no Departamento de Fundamentos da Sociedade do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, da Universidade Fluminense Fluminense localizado em Campos dos Goytacazes. Nesta instituição ministro disciplinas no curso de História, além de desenvolver projetos e cursos de extensão. Além disso, desenvolve pesquisas relativas à questão agrária, com ênfase nos casos de Campos dos Goytacazes, Sertão Carioca, agreste pernambucano e Partido Comunista do Brasil.

Áreas de atuação: Questão Agrária; Comunistas; Futebol Operário; Brasil Republicano; Movimentos Sociais.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764013H4

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Luiz Claudio Duarte

Graduação em História pela Faculdade de Filosofia de Campos (1985). Especialista em História do Brasil pela Faculdade de Filosofia de Campos (1989). Mestrado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (1999 – CAPES 7) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012 – CAPES 6). Professor Associado do Departamento de História [CHT] do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense.

Áreas de atuação: História da Ditadura Empresarial-Militar Brasileira e da Transição Política; História da Educação e das Teorias Pedagógicas; História da Escola Superior de Guerra; História das Ideologias e Formação dos Militares; História das Intervenções Militares na Política do Brasil; História do Brasil República (a partir de 1930); História do Capitalismo; Teoria Marxista do Estado.

 Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758317T8

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Márcia Regina Ramos Carneiro

Graduada em Ciências Sociais (UFRJ) e História (UFF). Mestre e Doutoraem História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Dedica-se ao estudo do Pensamento autoritário. Professora adjunta da área de História do Brasil Republicano.

Áreas de atuação: História do Pensamento Ocidental sob a perspectiva semítico-cristã ;História do Movimento Integralista brasileiro; História dos Fascismos; História do Brasil e do Pensamento Social e Político Brasileiro História do Pensamento Cristão e das Instituições Religiosas Cristãs; História Intelectual; História Oral.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704276Y0

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Márcio de Sousa Soares

Professor Adjunto do Departamento de História do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense. Bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 2. Atualmente realiza Estágio Pós-Doutoral no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Escravidão Africana no Brasil.

Áreas de Atuação: Escravidão Africana; População e Família; Economia Colonial; Império Marítimo Português na Era Moderna.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761038A9

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Natália dos Reis Cruz

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, Mestre e Doutora em História pela mesma instituição. Trabalhou como pesquisadora em diversas instiuições de pesquisa como UFF, ISER e IBAM. Estuda os movimentos sociais e regimes políticos de extrema direita no Brasil e no mundo, atuando principalmente nos seguintes temas: nacionalismo, intolerância, racismo, anti-semitismo e exclusão. Organizou um livro sobre Práticas e Idéias Fascistas no Brasil, publicado com auxílio da FAPERJ. Coordena o Núcleo de Estudos da Modernidade (NEM)

Áreas de Atuação: História Contemporânea; Movimentos sociais e extrema-direita; Fascismos, nacionalismos, autoritarismos; Poder e idéias políticas; Memórias, religiosidades e política; Relações entre história e cinema na contemporaneidade.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799894D2

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Paulo Henrique de Carvalho Pachá

Professor de História Medieval na Universidade Federal Fluminense (PUCG) desde 2017. Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (2012); Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2015) com período de estágio no Centro de Ciencias Humanas y Sociales (Espanha, 2013) e na Casa de Velázquez (Espanha, 2015). Realizou pesquisa pós-doutoral no Institut für Mittelalterforschung (Áustria, 2016).

Áreas de atuação: História Medieval; História da Antiguidade Tardia; Ensino de História Antiga e Medieval; Teoria Marxista.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248046A1

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Roberto Moll Neto

Doutor em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP) e mestre em História pelo PPGH UFF. Participou do programa Study of The U.S. Institutes for Scholars – U.S. Foreign Policy,  entitulado “Grand Strategy in Context: Institutions, People and the Making of U.S. Foreign Policy”, no Bard College (Estados Unidos – 2016). É pesquisador da Rede de Estudos dos Estados Unidos (REEU) e do Instituto de Estudos Econômicos Internacionais (IEEI).

Áreas de atuação: História da América Contemporânea; História dos Estados Unidos Contemporânea; História das relações entre Estados Unidos e América Latina; História das ideias políticas: nacionalismo, neoconservadorismo e neoliberalismo; Teoria e Organizações das Relações Internacionais

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550824J3

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Rodrigo Castro Rezende

Professor Adjunto do Departamento de História do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é o chefe do Departamento de História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África, Diáspora Africana, Identidades e Processos de Crioulizações.

Áreas de Atuação: Escravidão Africana e no Novo Mundo; Etnicidades; Diáspora Africana; Crioulização; História Quantitativa.

Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779022J6

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Susana Cesco

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ambiental e História Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: migrações, agricultura, paisagem, história do abastecimento.

Áreas de atuação: 

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777991J0

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